Como ter um fundo desfocado (bokeh).
Como ter um fundo desfocado? Como faço para desfocar o fundo? Qual programa uso para dar desfoque nas fotos?….. Já escutei muito essas perguntas e por isso vou tentar explicar de forma direta e clara os fatores que ajudam a criar o Bokeh, que nada mais é que o desfoque, a área fora de nitidez.
O desfoque cria a impressão de tridimensionalidade na fotografia, causam um efeito de profundidade e levam a atenção do observador para o assunto principal ao qual você quer demonstrar. Imagens assim são tão desejadas que existem vários programas para dar essa característica nas fotos e muitos celulares já vem com efeitos embutidos no aplicativo da própria câmera dele.
Não por acaso, os agentes que interferem no desfoque são justamente os que afetam a profundidade de campo (a área da foto que está em foco), vez que estão diretamente interligados, são eles: a abertura da lente, a distância do objeto fotografado, a distância focal da lente, e o tamanho do sensor da câmera.
– Abertura da Lente – Quanto mais aberta, maior será o desfoque. Lembre-se que os números f são invertidos, o f2.8 é mais fechado que o f2, e esse menor que o f1.4. Veja os exemplos abaixo:
Em f1.4 a profundidade de campo é bem pequena, apenas uma pequena parte da foto fica em foco, conforme você vai fechando a abertura (aumentando o numero f) mais parte da imagem fica nítida.
Dica: se tem várias pessoas/objetos que precisam aparecer na foto evite grandes aberturas.
Observação: Nestas fotos não houveram tratamento, detalhe que quero que também observem é que quanto mais próximo da abertura máxima da lente, geralmente ocorre vinheta. Perceba que o f1.4 tem as bordas mais escuras que as outras.
Observação 2: a quantidade de lâminas do diafragma da lente faz com que o modo do desfoque mude. Geralmente quanto mais lâminas mais agradável fica o bokeh, ele fica mais arredondado, mas isso é questão de gosto e gosto é subjetivo.
Dica: Dá pra fazer bokeh com desenhos, tipo coração, estrela, borboleta, pata de pet… para isso você tem que pôr uma capa na frente da lente e vazada no formato desejado, para assim tirar as fotos. Basta procurar na internet por: filtro para bokeh, que já aparecerá vários modelos.
– A distância do objeto – Quanto mais próximo da câmera e distante do fundo, mais desfoque terá. Veja as fotos abaixo:
– Distância focal da Lente – Quanto maior for a milimetragem (sendo a mesma abertura) mais desfoque dará, exemplo: uma lente 135mm da mais desfoque que uma 85mm, e esta mais que uma 50mm e assim por diante. Observe as imagens abaixo (aqui tentei deixar as imagens na perspectiva mais próximas)
– Sensor de imagem da câmera – Se todas as variáveis forem iguais, um sensor maior causa mais desfoque, pouco mas causa. Veja por exemplo os celulares, eles possuem lentes geralmente com abertura fixa próxima a f2 e mm equivalente a 24 – 26mm, mas não promovem muito bokeh, principalmente quando comparado a câmeras semiprofissionais ou profissionais com lente semelhante (24mm f2). E não é questão de megapixel e sim sensor, visto que existem câmeras profissionais com 20 megapixel e celulares com mais de 100.
Resumo
Quer desfocar, criar bokeh,? Ponha o assunto principal da foto próximo à câmera e distante do fundo, use a lente com a maior distancia focal (maior mm) e a maior abertura possível.
Lente de 17-50 de kit faz desfoque??? Sim. Use 50mm, e ponha o objeto próximo da câmera. Mesmo em f5.6 dará um fundo desfocado. Abaixo, a foto foi feita em f8.
Celular faz desfoque sem ser por programa? Sim, ainda mais se for os modernos topo de linha, pois possuem sensor de imagem maior. Mesmo não podendo modificar abertura siga os passos acima que funcionará.
Dica – Evite utilizar zoom digital. Por melhor que estejam atualmente, eles ainda distorcem a imagem. Prefira sempre o zoom ótico. Exemplo: se seu celular mostra primeiramente no app câmera os zoons de 0,5x, 1x e 3x, significa que essas são as distancias das lentes dele, da ótica, se você configurar qualquer coisa diferente destes números, será feito digitalmente.